Conteúdo do Artigo
O uso da vírgula é um elemento essencial para a compreensão de qualquer texto. Seu emprego equivocado pode acabar prejudicando não só a correção gramatical, mas, sobretudo, o sentido das frases. Para evitar que você incorra em erros, separamos aqui os cinco erros mais comuns na hora de empregar a vírgula.
Os 5 erros mais comuns no uso da vírgula
#1 Uso da vírgula para separar o sujeito do seu predicado
A vírgula não pode ser empregada para separar o sujeito do seu predicado, nem mesmo em casos de inversão. Por exemplo:
- Existem pessoas educadas nessa cidade.
- Quem ama não trai.
- Os estudantes se esforçam mais do que o esperado.
#2 Uso da vírgula em adjuntos adverbiais longos
Conforme a gramática normativa, adjuntos adverbiais longos devem ser, obrigatoriamente, separados por vírgulas, sempre que vierem deslocados de sua posição original.
Para entender melhor o uso das vírgulas nos adjuntos adverbiais deslocados, confira a seguinte tabela:
Posições | Início | Interno | Final |
Pequeno | Vírgula Facultativa | Vírgula Facultativa | Vírgula Facultativa |
Médio | Vírgula Obrigatória | Vírgula Facultativa | Vírgula Facultativa |
Grande | Vírgula Obrigatória | Vírgula Obrigatória | Vírgula Facultativa |
Vamos entender melhor com alguns exemplos:
- Em alguns casos (adj. adv. médio – 5 sílabas – no início da frase à vírgula obrigatória) o uso de agrotóxicos pode ainda (adj. adv. pequeno– 5 sílabas – no início da frase à vírgula facultativa) comprometer o solo. Hoje (adj. adv. pequeno – 2 sílabas – no início da frase à vírgula facultativa) muitas pesquisas revelam que ultimamente (adj. adv. médio – 5 sílabas – no meio da frase à vírgula facultativa) a fiscalização tem dado resultado. O Brasil na visão da maioria dos especialistas (adj. adv. grande – +10 sílabas – no meio da frase à vírgula obrigatória) adota uma política adequada no que diz respeito a esse tipo de veneno (adj. adv. grande– +10 sílabas – no fim da frase à vírgula facultativa).
- É por isso que no Brasil, as coisas caminham assim. (O erro da oração não se refere ao tamanho do adjunto adverbial, mas a falta de par nas vírgulas no termo deslocado).
- As pessoas(,) hoje em dia(,) são livres.
- As mulheres, por questões sociais seculares, são vítimas de violência.
- Por diversas razões, preferia a felicidade ao dinheiro.
Observação sobre o uso de vírgulas e o tamanho do advérbio
A Academia Brasileira de Letras – ABL – considera grandes as locuções adverbiais compostas por 3 ou mais palavras, o que torna, nesses casos, obrigatório o uso da vírgula. Contudo, embora essa seja o entendimento oficial do órgão, muitas bancas não aderem a esse posicionamento. Para elas, a definição se dará a partir do número de sílabas. Por isso, em provas de concurso, é recomendável sempre usar o sinal de pontuação para aqueles de advérbios médios. Confira:
- No Brasil, as pessoas são mais tranquilas. (Vírgulas obrigatórias)
#3 Uso da vírgula em orações subordinadas adverbiais deslocadas
Como você sabe, as orações subordinadas são classificadas em três grandes grupos: orações subordinadas substantivas, adjetivas e adverbiais.
Quando as orações adverbiais, ou seja, aquelas que exprimem uma circunstância, estiverem deslocadas, o uso das vírgulas será obrigatório. Por exemplo:
- Pensando no que dizer, Marcos restou silente.
- Olhando para ela fixamente, eu decidi ir em bora.
- Ao refletir sobre o assunto, preferi não viajar.
Contudo, atenção! Se essas orações estiverem em sua posição natural, a vírgula será facultativa.
- O governo investirá no setor(, – vírgula facultativa) se a demanda pelo serviço aumentar (oração subordinada adverbial condicional).
- Se a demanda por tal serviço aumentar (oração anteposta), o governo investira no setor.
- O governo investirá, se a demanda aumentar (oração subordinada adverbial condicional interposta), no setor.
- Embora o país tenha crescido (oração subordinada adverbial concessiva anteposta), há muito a ser trabalhado.
#4 Vírgula separando o verbo de seus complementos
O complemento verbal é entendido como o objeto direto, o objeto indireto, os predicativos e os adjuntos adverbiais regidos por preposição (quando o verbo exige a preposição). Nesses casos, não pode haver o sinal de pontuação separando-os da forma verbal.
Confira os exemplos:
- (Eles – sujeito desinencial) Informaram (VTDI) ao rapaz (OI) o valor de sua ação (OD).
- Informaram, ao rapaz, o valor de sua ação.
- (Ele – sujeito desinencial) Considerava (VTD) uma pessoa amiga (predicativo do objeto) o morador do apartamento ao lado (OD). .
#5 Uso da vírgula para separar o nome de seu complemento nominal nem de seu adjunto nominal
O adjunto adnominal corresponde à função sintática do termo que acompanha um substantivo concreto ou abstrato, possuindo natureza ativa. Ele é, normalmente, representado por artigo, pronome, numeral ou locução adjetiva, podendo vir preposicionado. Por exemplo:
- As (adj. adnominal) duas (adj. adnominal) últimas (adj. adnominal) semanas de aula (adj. adnominal) (sujeito simples – núcleo: semanas) foram (VL) ótimas (predicativo do sujeito).
Já o complemento nominal é o termo que completa substantivos abstratos, adjetivos ou advérbios, sendo obrigatoriamente preposicionado. Diferentemente do adjunto adnominal, o complemento, quando acompanhar um substantivo abstrato terá natureza paciente. Veja:
- A (adj. adnominal) criação (substantivo abstrato – natureza paciente à complemento nominal) do homem (sujeito) é (VL) obra (substantivo concreto) de Deus (predicativo do sujeito – adj. adnominal).
- (sujeito desinencial – Ele) Agiu (VI) contrariamente ao projeto {complemento nominal} (adj. adv. de modo).
Observe que esses elementos compõem uma locução, de maneira que o uso de vírgula para separá-los implicará erro gramatical. Portanto, não use o sinal nesses casos!
Questões para treinar
Questão 01. (OBJETIVA. 2021)
Assinalar a alternativa cuja pontuação está CORRETA:
Questão 02. (IESES. 2021)
Assinale a alternativa em que há ERRO no emprego da vírgula.
Questão 03. (OMNI. 2021)
Assinale a alternativa em que NÃO haja erro quanto à pontuação.
Questão 04. (FUNDATEC. 2021)
Considere o seguinte período do texto para responder a questão.
“Estas – longe de atender aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU – reduzem a qualidade de vida urbana e tornam as cidades menos competitivas do ponto de vista econômico.” (l. 27 a 29).
Dentre as seguintes sugestões de reescrita do período dado, assinale aquela que contém INCORREÇÃO ou mudança de sentido do texto original.
Questão 05. (COMPERVE. 2021)
Considere o excerto abaixo.
O preço,[1] por mais que se mude,[2] não é tão descontínuo assim”, diz.
As vírgulas [1] e [2] intercalam
Alguma dúvida?
O qua achou? Ainda ficou alguma dúvida depois dessas explicações? Se sim, você pode nos contar nos comentários! Além disso, caso você queira ver mais conteúdo de português sobre regência verbal, redação (introdução e desenvolvimento) ou pontuação, confira nossos outros textos!
Se tiver alguma pergunta sobre o conteúdo ou se precisar de ajuda para entender qual seria melhor para você, não deixe de entrar em contato conosco pelos telefones
- Televendas: 31 3296.0590
- Whatsapp: 31 99289.5538