fbpx
Qual concurso fazer?

Qual concurso fazer?

Equipe Flávia Rita

Como escolher a melhor carreira dentro do serviço público? O que priorizar nos estudos? Como estudar? É o que você descobre nas próximas linhas. Vamos lá?

Qual concurso fazer? Como escolher? Assim, decidir não é uma tarefa fácil. Por isso,  nesse post você vai encontrar as melhores dicas para te auxiliar na jornada e na sua decisão. Vamos lá?

Dica: salve esse conteúdo, assim você pode consultá-lo sempre que precisar 🙂

Qual concurso fazer? A importância de analisar a sua realidade

A carreira pública oferece várias áreas, por isso, é importante que você analise cada uma das opções com calma. Assim, lembre-se de que para passar você vai precisar se dedicar e estudar. Logo, é fundamental que você analise a sua realidade. Como assim?

  • Você pode estudar para o concurso dos seus sonhos ou prefere passar em um concurso mais “simples” primeiro?
  • Você realmente deseja ser servidor público?
  • A sua escolha de estudar é, realmente, SUA?
  • Você está disposto a se dedicar e a pagar o preço pelo seu sucesso?

É fundamental que você analise essas questões antes de decidir o seu concurso. Ou seja, analise a sua realidade e, ao responder essas perguntas, escreva no papel. Por quê? Porque escrever traz clareza e vai ajudar você a organizar as ideias. Então, escreva! Combinado? 🙂

Como escolher a melhor área de concurso?

A carreira pública conta com várias áreas como: Tribunal, policial, Agências reguladoras, bancária, fiscal, entre outras. Busque escolher uma área que tenha matérias comuns, pois, assim, você consegue manter o foco e priorizar os seus estudos. Além disso, você vai ganhando conhecimento nas disciplinas. Por exemplo, português é uma matéria comum em, praticamente, todas as carreiras. Assim, começar a estudar antes da publicação do edital é o diferencial para você conquistar a sua vaga. 

Ou seja, se você ainda está em dúvida sobre qual concurso fazer, que tal começar a sua jornada estudando português? Dessa forma, você vai otimizando os seus estudos. Nesse contexto, português é uma disciplina que faz a diferença para a sua colocação e não é à toa que é uma das mais temidas pelos candidatos.

Além disso, procure conhecer o dia a dia de trabalho de cada área, analise a rotina. Isso é fundamental, e vai ajudar você a saber se identifica ou não com a carreira. Avalie também:

  • Periodicidade do concurso
  • Número de vagas
  • Rotina de trabalho
  • Carga horária

Qual concurso fazer? Viajando para fazer prova!

Você tem disponibilidade de mudança? Está disposto a morar em outro local? Assim, você já pensou em fazer prova em outro estado, por exemplo? Que tal ficar de olho nas oportunidades? Nesse contexto, se você tem disponibilidade de mudança, considere a opção. Existem muitas carreiras, em que você faz para uma região, mas depois há possibilidade de permuta ou remoção.

Outra dica é você fazer prova em alguma cidade ou estado próximo, por exemplo. Dessa forma, se você pode mudar, considere a possibilidade. Não se esqueça de pesquisar sobre as possibilidades de permuta ou remoção, também.

Vale a pena fazer concurso escada?

Muitos concurseiros antes de tomarem posse no concurso dos seus sonhos, passam em um mais simples e continuam estudando. Assim, depende muito da sua realidade. Por isso, é necessário que você avalie o que é melhor para você. Faça isso com calma e prudência, combinado?

Por exemplo, se você quer sair da iniciativa privada, pode fazer um concurso mais simples e depois estudar para o certame que, realmente, almeja. Mas, se você pode estudar direto para o cargo que almeja, considere essa opção também. Dessa forma, avalie cada escolha com cautela.

  • Coloque no papel ambas as opções
  • Analise com calma a sua realidade
  • Coloque os prós e os contras

Seguindo essas dicas, você vai encontrar a melhor decisão 🙂 !!! Não existe uma resposta “certa”, por isso, é importante que você avalie cada alternativa com atenção e carinho. Assim, resolva as coisas com calme e confie em você para tomar a melhor decisão. Combinado?

A importância de decidir e pagar o preço

Decidiu qual concurso fazer? Então, assuma a sua escolha e dedique-se. Lembre-se de será necessário pagar o preço, para que você possa conquistar o seu objetivo. Tudo o que você planta, você colhe. Então, estude de forma focada e direcionada. Por isso, considere também:

  • Faça provas que tenha matérias semelhantes. Assim, você ganha conhecimento em disciplinas que são comuns e podem aparecer em várias provas. Isso aumenta as suas chances de tirar uma nota alta e garantir a sua classificação 🙂 !
  • Português é uma disciplina comum em todas as áreas. Por isso, quanto mais cedo você começar a estudar, melhor.
  • Redação é o diferencial para você conquistar a sua posse. Já imaginou tirar uma nota alta na prova objetiva, mas perder a sua vaga por que tirou uma nota baixa na redação?
  • Redação é treino e prática. Logo, que tal incluir no seu planejamento?
  • Dica valiosa: se ainda não sabe qual concurso fazer, comece por português e treinando redação.

Conheça o nosso curso Português Total, completo em Língua Portuguesa que aborda todo conteúdo cobrado em editais de nível médio e superior. Inclui toda gramática e interpretação de texto, indicado tanto para alunos iniciantes como aqueles que já possuem uma boa base, mas precisam revisar os conteúdos.

Priorize os estudos na sua rotina

Além disso, priorize os estudos na sua rotina e foque no seu caminho. Não gaste tempo ou energia, olhando o caminho do outro e nem se comparando com outras pessoas. Cada um de nós tem a sua jornada, e o que faz a diferença é como você enfrenta e reage as situações. Por isso, foque em dar o seu melhor e desapegue-se do resultado.

Ou seja, gaste tempo estudando de verdade e fazendo a sua parte. Não importa se você tem uma, duas ou mais horas de estudo, mas, sim, como você aproveita o tempo que tem. Por isso, dedique-se e faça a sua parte: priorize o que é importante para você, pois é isso que fará a diferença para você conquistar a sua nomeação. Não desista até chegar aonde realmente deseja, combinado?

Já viu? 

 

 

Deixe seu Comentário

Comentários

CONTINUE LENDO