fbpx

Prova de redação FCC: 7 dicas para a sua preparação

Equipe Flávia Rita

Prova de redação FCC: 7 dicas para a sua preparação

Neste post, você confere 7 dicas para você mandar bem na prova de redação FCC.  A Fundação Carlos Chagas (FCC), geralmente, organiza certames de alto desempenho. Sonha em ingressar no TRF3 ou outro concurso organizado pela banca? Então, este post é seu!

1-Prova de redação FCC: como fazer uma estrutura?

Antes de começar a pensar na estrutura, elabore um roteiro. Como assim? Faça um planejamento do que pretende escrever. Organizar as ideias, vai facilitar para montar a estrutura da sua redação.

Faça um rascunho do que pretende escrever na sua redação. Como vai introduzir o tema? Como pretende desenvolver a argumentação? E a conclusão?

Vai usar dados? Exemplos? O que não pode faltar? Escreva tudo antes de começar a fazer a sua redação na folha definitiva.

 A estrutura é composta por introdução, desenvolvimento e conclusão. Comece introduzindo o tema, depois exponha o seu argumento com dados, comparações ou outro recurso que desejar. Depois, faça a conclusão, mas não acrescente nenhuma solução inovadora. Confira, agora, como fazer uma redação nota 100 para FCC!

2-Prova de redação FCC e os temas cobrados!

Quem estuda para a FCC sabe que os temas cobrados não são simples, pelo contrário: são complicados. No geral, a prova de redação FCC busca aliar uma reflexão filosófica a um acontecimento da sociedade contemporânea.

Por exemplo, veja o que a banca cobrou na prova do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), para o cargo de Analista (2017):

TRE SP Tema de Analista- Prova  2017

O utilitarismo, iniciado por Jeremy Bentham, concentra-se na felicidade individual como a melhor forma de avaliar o grau de desenvolvimento humano. Outra abordagem avalia tal desenvolvimento de acordo com a renda, a riqueza e os recursos dos indivíduos. Essas alternativas ilustram o contraste entre as abordagens baseadas na utilidade e nos recursos, em contraste com a abordagem das capacidades baseada na liberdade. (SEN, Amartya. A ideia de justiça. São Paulo, Companhia das Letras, 2009, p. 265)

A partir do que se afirma acima, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre a relação entre Felicidade e Recursos Materiais.

Desta forma, para mandar bem na prova de redação FCC o candidato precisa não apenas conhecer as regras da norma culta da língua portuguesa, mas sobretudo fazer uma análise e uma reflexão que mostre o seu conhecimento de mundo.

Logo, o foco não deve ser os noticiários do dia a dia, mas procure fazer leituras sobre liberdade de expressão, influência cultural.

Estudos de caso também podem ser cobrados pela organizado. Observe o que foi cobrado na prova para Analista Administrativo do TRT 15ª região (2018):

Afrodite é Analista do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região há seis anos. No corrente ano, Afrodite ausentou-se intencionalmente, sem qualquer justificativa, do serviço público, ausência esta que já perdura por trinta e dois dias consecutivos. Já Vitória, também Analista do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, valeu-se de seu cargo para lograr proveito pessoal, em detrimento da dignidade da função pública, razão pela qual sofreu a penalidade de demissão, nos termos da Lei no 8.112/1990.

A propósito dos fatos narrados, responda fundamentadamente os quesitos abaixo.

a. Nos termos da Lei no 8.112/1990, Afrodite está sujeita a alguma penalidade disciplinar? Justifique.
b. A demissão de Vitória incompatibiliza a ex-servidora para nova investidura em cargo público federal? Explique.
c. Se Afrodite não fosse servidora pública, mas empregada da iniciativa privada, aplicando-se a Consolidação das Leis do
Trabalho, qual conduta sua empregadora deveria proceder em razão das faltas injustificadas? Justifique sua resposta indicando
as verbas trabalhistas as quais Afrodite teria direito em razão de sua conduta.
(Utilize as linhas abaixo para rascunho)

Prova de redação para o mesmo cargo:

A conhecida frase “A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro” é entendida, por uns, como uma
necessária restrição, e, por outros, como uma necessária garantia. Considere essa dupla interpretação e manifeste seu ponto de vista
diante dela em um texto dissertativo-argumentativo.

3-Domine o português para concurso

Você quer conquistar a sua posse, certo? Então domine o português. Além de ser uma das disciplinas que mais reprova na prova objetiva, erros de regência, crase, verbo, entre outros podem comprometer a sua nota.

A prova de redação FCC exige o uso do português formal. Por isso, nem pense em usar termos técnicos, apenas se a redação for expositiva. Usar linguagem rebuscada na prova dissertativa-argumentativa pode fazer você perder ponto.

Lembre-se de que a sua redação deve ser objetiva. Confira a lista de 51 verbos que podem cair na sua prova!

4-Errei uma palavra, e agora?

Estava tudo indo bem, e por um pequeno deslize você errou a escrita de uma palavra. Neste caso, não precisa entrar em desespero, a dica é simples: passe um traço por cima e continue a escrever.

A estética é valorizada na prova de redação FCC, por isso, evite errar. Tenha muita atenção e cautela. Se estiver em dúvida sobre a grafia de uma palavra, por exemplo, tente encontrar algum sinônimo.

5-Conheça os critérios de pontuação

Os critérios estão sempre previstos no edital do concurso, logo tenha o hábito de ler. O edital é o seu guia, o seu melhor amigo. Na prova do TRE-SP, por exemplo, foram cobrados os seguintes critérios para a prova discursiva:

Conteúdo – até 4 (quatro) pontos:

  1. a) perspectiva adotada no tratamento do tema;
  2. b) capacidade de análise e senso crítico em relação ao tema proposto; c) consistência dos argumentos, clareza e coerência no seu encadeamento.

Estrutura – até 3 (três) pontos:

  1. a) respeito ao gênero solicitado;
  2. b) progressão textual e encadeamento de ideias;
  3. c) articulação de frases e parágrafos (coesão textual).

Expressão – até 3 (três) pontos

  1. a) desempenho linguístico de acordo com o nível de conhecimento exigido para o Cargo/Área/Especialidade;
  2. b) adequação do nível de linguagem adotado à produção proposta e coerência no uso;
  3. c) domínio da norma culta formal, com atenção aos seguintes itens: estrutura sintática de orações e períodos, elementos coesivos; concordância verbal e nominal; pontuação; regência verbal e nominal; emprego de pronomes; flexão verbal e nominal; uso de tempos e modos verbais; grafia e acentuação

Existem muitos candidatos que simplesmente “têm” preguiça de ler o edital. Lembre-se sempre de que a sua nota é proporcional ao seu esforço.

6-Cuidado com o tempo!

Cronometre o tempo que você gasta para fazer redação. É sério! No dia da prova, você terá que fazer a redação e ainda responder as perguntas da prova objetiva.

Quanto tempo você gasta? Escrever, é prática. O segredo é treino e persistência, para conseguir fazer uma boa prova de redação FCC dentro do tempo pedido. Treine, treine e treine!

Vai fazer redação na sua casa? Deixe o cronômetro do seu lado. No início, é comum demorar, não se preocupe. Mas, com a prática você vai melhorar.

7- Treine!

Treine redação, exercite e pratique. Quanto mais você escrever e se desenvolver melhor. Não espere o edital do seu concurso ser divulgado, para começar a treinar para a prova de redação FCC. Muitas vezes, o tempo entre o edital publicado e o dia da prova é curto. Além da redação, você tem outras disciplinas para se preocupar.

É por meio do feedback das correções da sua redação, que você conhecerá os seus pontos fortes e fracos, para saná-los até o dia da prova. Por isso, fique atento às correções e sempre procure fazer uma análise crítica da sua preparação.

Dicas finais

Para finalizar o nosso texto, preste bem atenção nas próximas linhas, que vão ajudar você a ir bem na prova de redação FCC:

  • Pesquise temas de redação cobrados pela FCC, para você treinar.  Confira 20 temas que foram para o cargo de técnico, agora!
  • Você deve se dedicar para ter sucesso na prova de redação FCC. Por isso, procure treinar, em média, 2x na semana. Se tem pouco tempo, tente fazer pelo menos 1 redação no fim de semana. Que tal separar os domingos?
  • Não basta apenas ter conhecimento de mundo. Você deve saber fazer uma análise dos fatos com o tema pedido, que, geralmente, é uma reflexão filosófica.
  • Não é necessário título. Se for, a banca vai pedir.
  • Faça uma letra legível
  • Antes de entregar a sua redação revise. Confira regência, pontuação, se o texto está adequado ao tema, ou seja, faça uma revisão completa.
  • Confira se a sua redação tem introdução, desenvolvimento e conclusão.

Como organizar os seus estudos?

  •  Faça um planejamento dos seus estudos. Não adianta querer abraçar mundo, pois é imprescindível ter foco. Você precisa ter clareza das suas metas e saber aonde quer chegar.
  • Por meio de um planejamento, divida as disciplinas que serão estudadas, coloque o percentual de acerto/erro em cada uma. Conheça os pontos fracos, para saber em que você precisa melhorar. Durante a sua preparação para concurso, mensure a sua evolução.
  • Treine redação. Faça uma planilha para colocar as notas e os itens que precisa melhorar. Por isso, fique sempre atento ao feedback da sua redação. Você sempre pode aprender muito com ele.
  • Antes de começar a estudar, separe todos os materiais que vai precisar. Isso vai otimizar os seus estudos e ajudar a ganhar tempo.

Curso específico de redação para concurso FCC

Para treinar para a sua prova de redação FCC, que tal fazer o curso Oficina de Redação On-line Módulo I específico para banca? A professora Flávia Rita trabalha de forma objetiva por meio de temas que foram cuidadosamente selecionados. Você ainda conta com uma correção detalhada e focada.

Você, com certeza, aprenderá a fazer uma excelente redação, e nas aulas a professora Flávia Rita vai desenvolver de forma detalhada os pontos:

– Tópico frasal

– Desenvolvimento de texto

– Estratégias argumentativas

– Tipos de conclusão

– Modelos de texto

– Análise de temas

QUERO COMPRAR O CURSO OFICINA DE REDAÇÃO MÓDULO I – FCC!

Terminou o módulo I? Para continuar os seus estudos, a professora Flávia Rita também preparou o curso Oficina de Redação módulo II.

Nas aulas, além de um feedback completo da sua redação, a professora Flávia Rita vai explicar de forma minuciosa os temas cobrados pela organizadora. Desta forma, assim que terminar o curso Oficina módulo I, invista no módulo II. Lembre-se de que redação é do diferencial para a sua posse e, por isso, o treino deve ser constante. Quanto mais praticar, maiores serão as chances da sua aprovação.

QUERO COMPRAR O CURSO OFICINA DE REDAÇÃO MÓDULO II. 

Qual o seu próximo concurso? Como estão os estudos?  Deixe o seu comentário e compartilhe o post nas suas redes sociais.

Muito sucesso!

Leia mais:

pronomes demonstrativos

Pronomes Demonstrativos

Com sua capacidade de indicar a posição de algo no espaço ou no tempo, os pronomes demonstrativos oferecem clareza e precisão às nossas expressões.
Continue a leitura e aprenda com detalhes o que são os pronomes demonstrativos. Ao final, assista a aula gratuita e baixe o material para começar os estudos de pronomes!

Read More »
estudar redação

5 dicas para estudar redação sozinho

Para muitos estudantes, a prática da redação é fundamental não apenas para exames, mas também para desenvolver habilidades de comunicação. Nesse sentido, separamos algumas dicas práticas e acessíveis para você aprimorar suas habilidades de redação por conta própria. Ao final, disponibilizamos uma aula gratuita para lhe ajudar a entender melhor a escrita do texto dissertativo, como também, um e-book com 100 temas para você começar a treinar a escrita.

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?