/Prova de redação FCC: 7 dicas para a sua preparação


Prova de redação FCC: 7 dicas para a sua preparação

por: Equipe Flávia Rita

Neste post, você confere 7 dicas para você mandar bem na prova de redação FCC.  A Fundação Carlos Chagas (FCC), geralmente, organiza certames de alto desempenho. Sonha em ingressar no TRT ou outro concurso organizado pela banca? Então, este post é seu!

Prova de redação FCC: como fazer uma estrutura?

Antes de começar a pensar na estrutura, elabore um roteiro. Como assim? Faça um planejamento do que pretende escrever. Organizar as ideias, vai facilitar para montar a estrutura da sua redação.

Faça um rascunho do que pretende escrever na sua redação. Como vai introduzir o tema? Como pretende desenvolver a argumentação? E a conclusão?

Vai usar dados? Exemplos? O que não pode faltar? Escreva tudo antes de começar a fazer a sua redação na folha definitiva.

 A estrutura é composta por introdução, desenvolvimento e conclusão. Comece introduzindo o tema, depois exponha o seu argumento com dados, comparações ou outro recurso que desejar. Depois, faça a conclusão, mas não acrescente nenhuma solução inovadora. Confira, agora, como fazer uma redação nota 100 para FCC!

Prova de redação FCC e os temas cobrados!

Quem estuda para a FCC sabe que os temas cobrados não são simples, pelo contrário: são complicados. No geral, a prova de redação FCC busca aliar uma reflexão filosófica a um acontecimento da sociedade contemporânea.

Por exemplo, veja o que a banca cobrou na prova do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), para o cargo de Analista (2017):

TRE SP Tema de Analista- Prova  2017

O utilitarismo, iniciado por Jeremy Bentham, concentra-se na felicidade individual como a melhor forma de avaliar o grau de desenvolvimento humano. Outra abordagem avalia tal desenvolvimento de acordo com a renda, a riqueza e os recursos dos indivíduos. Essas alternativas ilustram o contraste entre as abordagens baseadas na utilidade e nos recursos, em contraste com a abordagem das capacidades baseada na liberdade. (SEN, Amartya. A ideia de justiça. São Paulo, Companhia das Letras, 2009, p. 265)

A partir do que se afirma acima, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre a relação entre Felicidade e Recursos Materiais.

Desta forma, para mandar bem na prova de redação FCC o candidato precisa não apenas conhecer as regras da norma culta da língua portuguesa, mas sobretudo fazer uma análise e uma reflexão que mostre o seu conhecimento de mundo.

Logo, o foco não deve ser os noticiários do dia a dia, mas procure fazer leituras sobre liberdade de expressão, influência cultural e inclua autores como Adorno e Bauman.

Domine o português para concurso

Você quer conquistar a sua posse, certo? Então domine o português. Além de ser uma das disciplinas que mais reprova na prova objetiva, erros de regência, crase, verbo, entre outros podem comprometer a sua nota.

Isso também pode lhe interessar:
  Como estudar português para concurso antes do edital publicado!

A prova de redação FCC exige o uso do português formal. Por isso, nem pense em usar termos técnicos, apenas se a redação for expositiva. Usar linguagem rebuscada na prova dissertativa-argumentativa pode fazer você perder ponto.

Lembre-se de que a sua redação deve ser objetiva. Confira a lista de 21 verbos que podem cair na sua prova!

Errei uma palavra, e agora?

Estava tudo indo bem, e por um pequeno deslize você errou a escrita de uma palavra. Neste caso, não precisa entrar em desespero, a dica é simples: passe um traço por cima e continue a escrever.

A estética é valorizada na prova de redação FCC, por isso, evite errar. Tenha muita atenção e cautela. Se estiver em dúvida sobre a grafia de uma palavra, por exemplo, tente encontrar algum sinônimo.

Conheça os critérios de pontuação

Os critérios estão sempre previstos no edital do concurso, logo tenha o hábito de ler. O edital é o seu guia, o seu melhor amigo. Na prova do TRE-SP, por exemplo, foram cobrados os seguintes critérios para a prova discursiva:

Conteúdo – até 4 (quatro) pontos:

  1. a) perspectiva adotada no tratamento do tema;
  2. b) capacidade de análise e senso crítico em relação ao tema proposto; c) consistência dos argumentos, clareza e coerência no seu encadeamento.

Estrutura – até 3 (três) pontos:

  1. a) respeito ao gênero solicitado;
  2. b) progressão textual e encadeamento de ideias;
  3. c) articulação de frases e parágrafos (coesão textual).

Expressão – até 3 (três) pontos

  1. a) desempenho linguístico de acordo com o nível de conhecimento exigido para o Cargo/Área/Especialidade;
  2. b) adequação do nível de linguagem adotado à produção proposta e coerência no uso;
  3. c) domínio da norma culta formal, com atenção aos seguintes itens: estrutura sintática de orações e períodos, elementos coesivos; concordância verbal e nominal; pontuação; regência verbal e nominal; emprego de pronomes; flexão verbal e nominal; uso de tempos e modos verbais; grafia e acentuação

Existem muitos candidatos que simplesmente “têm” preguiça de ler o edital. Lembre-se sempre de que a sua nota é proporcional ao seu esforço.

Cuidado com o tempo!

Cronometre o tempo que você gasta para fazer redação. É sério! No dia da prova, você terá que fazer a redação e ainda responder as perguntas da prova objetiva.

Quanto tempo você gasta? Escrever, é prática. O segredo é treino e persistência, para conseguir fazer uma boa prova de redação FCC dentro do tempo pedido. Treine, treine e treine!

Vai fazer redação na sua casa? Deixe o cronômetro do seu lado. No início, é comum demorar, não se preocupe. Mas, com a prática você vai melhorar.

Dicas finais

Para finalizar o nosso texto, preste bem atenção nas próximas linhas, que vão te ajudar a ir bem na prova de redação FCC:

  • Pesquise temas de redação cobrados pela FCC, para você treinar.  Confira 20 temas que foram para o cargo de técnico, agora!
  • Você deve se dedicar para ter sucesso na prova de redação FCC. Por isso, procure treinar, em média, 2x na semana. Se tem pouco tempo, tente fazer pelo menos 1 redação no fim de semana. Que tal separar os domingos?
  • Não basta apenas ter conhecimento de mundo. Você deve saber fazer uma análise dos fatos com o tema pedido, que, geralmente, é uma reflexão filosófica.
  • Não é necessário título. Se for, a banca vai pedir.
  • Faça uma letra legível
Isso também pode lhe interessar:
  Redação para concurso FCC: 20 temas de técnico para você treinar!

Para treinar para a sua prova de redação FCC, que tal fazer o curso Oficina de Redação On-line específico para banca? A professora Flávia Rita trabalha de forma objetiva por meio de temas que foram cuidadosamente selecionados. Você ainda conta com uma correção detalhada e focada.

Assista a uma aula GRATUITA do curso e conheça o diferencial para a sua aprovação!

Qual o seu próximo concurso? Como estão os estudos?  Deixe o seu comentário e compartilhe o post nas suas redes sociais.

Muito sucesso!

Deixe seu Comentário

Comentários