/5 erros de português para concurso que você deve evitar


5 erros de português para concurso que você deve evitar

181

por: Equipe Flávia Rita

Dominar regência, crase, concordância verbal e nominal, compreender interpretação de texto é imprescindível para garantir uma boa pontuação na prova. Acertar uma questão pode fazer a diferença para você conseguir uma excelente classificação. Neste post, listamos os 5 erros de português que você deve evitar. Vamos lá?

Crase

Um dos assuntos mais recorrentes e que confundem muitos estudantes. Você faz muita confusão da fusão do artigo “a” com a preposição “a”? A crase é um dos erros de português mais comuns e conta com regras específicas. Aproveite, para fazer uma revisão, agora!

A dica é ler o conteúdo com muita atenção, ficar atento aos casos proibidos, as exceções e treinar ( muito) resolução de questão.

Regência verbal e nominal

Conteúdo que muitas pessoas têm medo, e superá-lo é essencial. O assunto é cobrado, praticamente, por todas as bancas, principalmente, Cespe e FCC. A dica é resolver muitas questões para tentar mapear as regências mais cobradas e fazer uma lista dos verbos. 

Uso de pronomes

Um dos principais erros de português para concurso e o candidato deve ficar atento para não confundir as regras sobre a colocação dos pronomes oblíquos átonos como, por exemplo, “me”, “te”, “se”, “lhe”, “o” e “ a”.

Para conhecer as regras e exceções, o mais estratégico é resolver questões e fazer uma revisão na parte teórica.

Ortografia

A ortografia também faz parte da lista dos erros de português mais comuns. Não é à toa que muitos candidatos podem confundir “cheque” com “xeque, por exemplo. O primeiro refere-se a uma ordem de pagamento, e o segundo a um “xeique”, ou seja, um chefe muçulmano. São palavras existentes na língua portuguesa, mas com significados diferentes.

Entre outros erros de português comuns estão a troca do “z” pelo “s”, o uso errado de “ç”, “ss” ou “s”. Por isso, não se esqueça de fazer uma lista com as palavras que você costuma confundir ou trocar. Ao resolver exercício, faça um mapeamento das palavras mais cobradas e depois é só fazer uma revisão.

 

Interpretação errada de enunciado

Nunca, mas nunca leia um enunciado de uma prova com pressa. Toda a atenção é essencial para evitar erros de português relacionados à parte de interpretação. Compreender o que o enunciado quer é imprescindível para você gabaritar a questão.

Portanto, leia com calma não só as perguntas, mas as alternativas também. Combinado? Cuidado para não marcar uma resposta errada. Atenção e muita concentração!

Que tal conferir as melhores dicas de como estudar português para concurso? Geralmente, a disciplina está presente em todo o concurso e uma questão pode fazer a diferença na reta final.

Para ajudar na sua preparação, conheça o curso Português Total ministrado pela professora Flávia Rita:

Curso teórico completo que aborda toda a gramática (fonética, ortografia, formação de palavras, predicação verbal, período simples, regência, crase, “que/se”, colocação pronominal e pronome relativo, verbo, concordância verbal, concordância nominal, pronomes pessoais, conectores, período composto, pontuação), redação – texto dissertativo, redação oficial, interpretação de texto. Por ser um curso completo, adequa-se perfeitamente a todas as bancas de concursos e pré-vestibulares, sendo indicado para todos os públicos. ASSISTA A UMA AULA GRATUITA, AGORA!

Qual conteúdo de português você tem mais dificuldade? Envie o seu comentário para a gente!

 

Deixe seu Comentário

Comentários