/Português para concurso: como estudar e fazer prova?


Português para concurso: como estudar e fazer prova?

468

por: Equipe Flávia Rita

Neste post, você vai aprender as melhores dicas de como estudar português para concurso e fazer prova.

Não tem jeito de escapar: a disciplina está presente em praticamente todas as provas, e dominá-la é essencial para a sua classificação.Muitos candidatos conseguem gabaritar direito, mas acabam perdendo muitos pontos em português, o que pode fazer diferença para conseguir a vaga. Preparado?

Planejamento: o início de tudo!

Em quais dias da semana você estuda português? Só quando sente vontade? Por exemplo, você acorda e pensa: vou estudar hoje.

O primeiro passo é se planejar. Determinar a carga horária de estudo do conteúdo. Por isso, escolha quais os dias da semana você vai estudar a disciplina. Este é o início para você aprender a gabaritar português para concurso. Geralmente, os assuntos mais cobrados em provas são:

  • Interpretação de Texto
  • Ortografia
  • Morfologia
  • Análise Sintática
  • Regência Verbal e Nominal
  • Crase
  • Concordância Verbal e Nominal
  • Pontuação
  • Verbo

Aproveite para fazer uma revisão de verbo:

Você vai programar o seu estudo de acordo com o edital do seu concurso. No seu planejamento, escreva o assunto que será estudado e a forma:

  • Verbo – resolução de exercício
  • Crase – vídeoaula

Quanto mais detalhado o seu planejamento melhor. Isso vai ajudar a manter a motivação e o controle do que está sendo visto.

Não basta apenas estudar português para concurso, é necessário saber como aplicar os seus conhecimentos. É saber fazer prova, analisar questão, entender a teoria e construir um raciocínio, para garantir uma boa nota. Por isso, escreva a forma de estudo: teoria, exercício, revisão, páginas do livro que serão lidas, ou seja, detalhe o seu cronograma.

Português para concurso: base teórica

Depois do planejamento, você precisa avaliar como está o seu conhecimento na disciplina, para começar a desenvolver a sua base.

Você já está dominando a teoria? Seu foco é mais revisão e exercício? Qual a sua necessidade? A avaliação pode ser feita por meio dos seus últimos concursos e dos seus estudos.

Mas, se está começando a estudar português para concurso é fundamental focar na teoria. Ou seja, entender os conceitos.Neste sentido, não adianta nada querer estudar crase, se você não domina regência verbal. Os conceitos estão interligados, por isso, é imprescindível ter uma compreensão ampla do conteúdo.

No curso teórico você vai aprender justamente isso: desde os conceitos iniciais (substantivo, advérbio, ortografia) aos mais avançados (regência, uso do que ou do se..).Por isso, preocupe-se em fazer uma preparação antes do edital do seu concurso ser publicado, para que você possa estudar cada conceito com calma e sem desespero.

Desta forma, para focar em teoria você pode estudar com o Português Total, que contempla os assuntos cobrados pelas organizadoras, ou o Gold, que é mais completo por ter além da teoria, exercício e fichamento.

Isso também pode lhe interessar:
  5 dicas para dominar e gabaritar a FUMARC!

No seu planejamento coloque: português – aula 1 – assunto (…).. assim você vai tendo controle do que está sendo visto.

Estudar português para concurso exige disciplina e vontade. Por isso, queira aprender de verdade o conteúdo, tenha curiosidade e pense em como será a sua vida após a aprovação. Mantenha conexão com a vida que deseja. Aproveite para descobrir o porquê o Português Gold é o melhor para a sua aprovação. 

A importância do treino!

Já fez o curso de teoria e precisa treinar? Ou o seu foco é só exercício? Neste caso, comece a resolver questão de forma exaustiva.

A resolução de exercício é uma das melhores maneiras para estudar português para concurso. No seu dia a dia resolva o máximo que puder da banca organizadora do seu certame.

Anote o seu % de acerto em cada conteúdo. Faça uma planilha para ter controle. Deixe a preguiça de lado e estude direito. Nada de fazer mais ou menos, ok?

Por que fazer exercício?

  • Conhecer a forma de cobrança da banca
  • Conhecer os tipos de questões recorrentes
  • Conhecer as possíveis “pegadinhas”
  • Conhecer o estilo de prova
  • Memorizar o conteúdo
  • Manter o conteúdo na memória

Aprenda de uma vez a fazer exercício de português!

 

A importância da revisão!

Revisar os assuntos é de fundamental importância para manter o conhecimento na sua memória. O resumo pode ser elaborado no caderno, mapas mentais ou fichas. Cada pessoa tem o seu próprio método de estudo. Descubra o seu!

O curso de fichamento é o mais indicado para quem já tem uma base, mas precisa revisar os principais conceitos da banca. Ele ajudará você a ter uma compreensão do conteúdo e a relembrar conceitos importantes. Descubra como o curso de fichamento vai ajudar você na memorização!

Você poderá sempre carregar as suas fichas e revisar o conteúdo de qualquer lugar!

Português para concurso: resumo!

Vamos resumir tudo o que conversamos até agora?

Desenvolva base teórica, pois os conceitos na disciplina são interligados e você precisa ter uma boa compreensão da matéria. Cada banca tem a sua própria forma de cobrar.

Depois da teoria, estude de forma específica para a banca do seu certame. Faça exercícios e anote o percentual (%) de acerto. Só mude de assunto, quando atingir 70%.

Procure resolver questões diariamente, faça simulados e tenha uma noção real do seu desempenho. Não estude português para concurso por estudar, pelo contrário, estude com vontade e certeza de que vai conquistar a sua vaga no serviço público. Para manter a calma, confira 7 dicas para acabar com a ansiedade!

Confira como estudar a disciplina antes do edital ser publicado!

Português para concurso: como fazer prova?

Chegou o grande dia: o do seu concurso.  Antes de começar a fazer a prova, mantenha a tranquilidade. Lembre-se de que você estudou e fez por merecer a vaga. Mantenha a confiança e a concentração.

  • Leia as questões com calma e marque as palavras mais importantes, a fim de tentar entender o enunciado e identificar o assunto cobrado.
  • Atenção com alternativas que tenham palavras como exceto
  • Identifique as questões que são relacionadas ao texto e a gramática
  • Tente ler as perguntas antes de fazer o texto, para ter uma orientação do que está sendo cobrado
  • No texto, identifique as partes mais importantes
  • Cuidado para não gastar muito tempo na prova.
  • Separe tempo para a redação. Aproveite para conferir SEU manual completo de redação para concurso. 
Isso também pode lhe interessar:
  7 dicas para acabar com a ansiedade e aprender português para concurso

Que tal otimizar a sua preparação com um curso on-line GRATUITO para você aprender as melhores técnicas de estudo com a professora Flávia Rita? 

Como você estuda português? Envie o seu comentário para a gente e não se esqueça de compartilhar o post nas suas redes sociais!

 

Deixe seu Comentário

Comentários