/Como estudar português para concurso?


Como estudar português para concurso?

por: Equipe Flávia Rita

Como estudar português para concurso? Não tem jeito de escapar: a disciplina está presente em, praticamente, todas as provas, e dominá-la é essencial para a sua classificação.Muitos candidatos conseguem gabaritar direito, por exemplo, mas acabam perdendo muitos pontos em português, o que pode fazer diferença para conseguir a vaga.

Neste post, você vai aprender a melhores dicas de como estudar português para concurso. Vamos, lá?

Planejamento: o início de tudo!

Em quais dias da semana você estuda português? Só quando sente vontade? Por exemplo, você acorda e pensa: vou estudar hoje.

O primeiro passo é se planejar. Determinar a carga horária de estudo do conteúdo. Por isso, escolha quais os dias da semana você vai estudar a disciplina. Este é o início para você aprender a gabaritar português para concurso. Geralmente, os assuntos mais cobrados em provas são:

  • Interpretação de Texto
  • Ortografia
  • Morfologia
  • Análise Sintática
  • Regência Verbal e Nominal
  • Crase
  • Concordância Verbal e Nominal
  • Pontuação

Você vai programar o seu estudo de acordo com o edital do seu concurso. No seu planejamento, escreva o assunto que será estudado e a forma:

  • Verbo – resolução de exercício
  • Crase – vídeoaula

Quanto mais detalhado o seu planejamento melhor. Isso vai ajudar a manter a motivação e o controle do que está sendo visto.

Não basta apenas estudar português para concurso, é necessário saber como aplicar os seus conhecimentos. É saber fazer prova, analisar questão, entender a teoria e construir um raciocínio, para garantir uma boa nota. Por isso, escreva a forma de estudo: teoria, exercício, revisão, páginas do livro que serão lidas, ou seja, detalhe o seu cronograma.

Aprenda de uma vez a fazer exercício de português!

Português para concurso: base teórica

Depois do planejamento, você precisa avaliar como está o seu conhecimento na disciplina, para começar a desenvolver a sua base.

Você já está dominando a teoria? Seu foco é mais revisão e exercício? Qual a sua necessidade? A avaliação pode ser feita por meio dos seus últimos concursos e dos seus estudos.

Mas, se está começando a estudar português para concurso é fundamental focar na teoria. Ou seja, entender os conceitos.Neste sentido, não adianta nada querer estudar crase, se você não domina regência verbal. Os conceitos estão interligados, por isso, é imprescindível ter uma compreensão ampla do conteúdo.

No curso teórico você vai aprender justamente isso: desde os conceitos iniciais (substantivo, advérbio, ortografia) aos mais avançados (regência, uso do que ou do se..).Por isso, preocupe-se em fazer uma preparação antes do edital do seu concurso ser publicado, para que você possa estudar cada conceito com calma e sem desespero.

Desta forma, para focar em teoria você pode estudar com o Português Total, que contempla os assuntos cobrados pelas organizadoras, ou o Gold, que é mais completo por ter além da teoria, exercício e fichamento.

Isso também pode lhe interessar:
  7 dicas de figura de linguagem que vão cair na sua prova!

No seu planejamento coloque: português – aula 1 – assunto (…).. assim você vai tendo controle do que está sendo visto.

Estudar português para concurso exige disciplina e vontade. Por isso, queira aprender de verdade o conteúdo, tenha curiosidade e pense em como será a sua vida após a aprovação. Mantenha conexão com a vida que deseja. Aproveite para descobrir o porquê o Português Gold é o melhor para a sua aprovação. 

A importância do treino!

Já fez o curso de teoria e precisa treinar? Ou o seu foco é só exercício? Neste caso, comece a resolver questão de forma exaustiva.

A resolução de exercício é uma das melhores maneiras para estudar português para concurso. No seu dia a dia resolva o máximo que puder da banca organizadora do seu certame.

Anote o seu % de acerto em cada conteúdo. Faça uma planilha para ter controle. Deixe a preguiça de lado e estude direito. Nada de fazer mais ou menos, ok?

Por que fazer exercício?

  • Conhecer a forma de cobrança da banca
  • Conhecer os tipos de questões recorrentes
  • Conhecer as possíveis “pegadinhas”
  • Conhecer o estilo de prova
  • Memorizar o conteúdo
  • Manter o conteúdo na memória

Viu por que você deve fazer exercício para estudar português para concurso?

Cada banca tem uma forma diferente de cobrar e o seu estilo. Conhecer as peculiaridades da banca organizadora do seu certame é imprescindível.

Para ajudar na sua preparação, você pode investir:

Preparação Permanente Cespe:

Ideal para quem está focado nos certames organizados pelo Cespe como, por exemplo, PRF, PF, Agências Reguladoras, entre outros. O curso alia tanto a teoria quanto a prática.

Preparação Permanente FCC

A FCC é uma das bancas mais temidas, por isso, estudar de forma focada é o diferencial. O curso trabalha tanto a teoria quanto a resolução de questão. Ideal para quem vai fazer os concursos de TRT’S, por exemplo.

Preparação Permanente ESAF

Se você for fazer algum certame organizado pela EASF vai dominar português para concurso com esse curso em que é trabalhado resolução de exercício e teoria.

A importância da revisão!

Revisar os assuntos é de fundamental importância para manter o conhecimento na sua memória. O resumo pode ser elaborado no caderno, mapas mentais ou fichas. Cada pessoa tem o seu próprio método de estudo. Descubra o seu!

O curso de fichamento é o mais indicado para quem já tem uma base, mas precisa revisar os principais conceitos da banca. Ele ajudará você a ter uma compreensão do conteúdo e a relembrar conceitos importantes.

Você poderá sempre carregar as suas fichas e revisar o conteúdo de qualquer lugar!

Português para concurso: resumo!

Vamos resumir tudo o que conversamos até agora?

Desenvolva base teórica, pois os conceitos na disciplina são interligados e você precisa ter uma boa compreensão da matéria. Cada banca tem a sua própria forma de cobrar.

Isso também pode lhe interessar:
  5 erros de português para concurso que você deve evitar

Depois da teoria, estude de forma específica para a banca do seu certame. Faça exercícios e anote o percentual (%) de acerto. Só mude de assunto, quando atingir 70%.

Procure resolver questões diariamente, faça simulados e tenha uma noção real do seu desempenho. Não estude português para concurso por estudar, pelo contrário, estude com vontade e certeza de que vai conquistar a sua vaga no serviço público.

Confira como estudar a disciplina antes do edital ser publicado!

Deixe a preguiça de lado e faça a sua parte. Vamos lá?

 

Deixe seu Comentário

Comentários