fbpx

Regência do verbo colaborar – todos os casos

Equipe Flávia Rita

Regência do verbo colaborar – todos os casos

É muito comum você escrever um texto e acabar usando um verbo com regência equivocada. Você pode não saber, mas esse é um dos grandes problemas na hora de escrever sua redação. Diversos candidatos já muito experientes ainda acabam por perder boas colocações exatamente em razão desse erro. Aqui, vamos lidar com um caso em particular: a regência do verbo colaborar. Como o verbo apresenta diferentes casos de transitividade, sendo regido por variadas preposições, há quem acabe se confundindo na hora de usá-lo e, com isso, perdendo pontos importantes para uma boa colocação no concurso. Assim, continue lendo para aprender como usar corretamente o verbo colaborar na sua redação!

Noção geral de regência

Primeiramente, vamos deixar claro o que se entende por regência. Essa nomenclatura gramatical tem sido adotada em sentido amplo e restrito. No primeiro, ela equivale à ideia de subordinação sintática, em que umas palavras subordinam outras. Já no segundo, a regência diz respeito, conforme a lição de Celso Pedro Luft:

“[…] à subordinação especial de complementos às palavras que os preveem na sua significação”.

Em outras palavras, considera-se:

 “Regência em sentido restrito […] a necessidade ou a desnecessidade de complementação implicada pela significação dos nomes e verbos.

Por exemplo, na frase “Marco colocou o livro sobre a mesa”, tem-se um caso de regência verbal. O verbo “colocar” rege seus complementos “o livro” e “sobre a mesa”. Nesse processo, poderá haver ou não a presença de complementos, a serem determinados pela semântica verbal.

Esses complementos assumirão diversas formas morfossintáticas, como objetos direto e indireto, adjuntos adnominais, complementos nominais ou mesmo preposições. As preposições regentes, contudo, não são, muitas vezes, fixas ou únicas, podendo existir outras opções de construção verbal.

Vamos ver aqui a regência do verbo colaborar.

Regência do verbo colaborar

O verbo colaborar, semanticamente, exprime, entre outros, a ideia de cooperação, de participação e de trabalho conjunto.

Em termos de transitividade verbal, ele poderá assumir uma forma transitiva indireta e uma forma intransitiva. Nesses casos, a regência verbal variará de acordo com o sentido que se pretenda expressar.

Colaborar como verbo transitivo indireto

Como verbo transitivo indireto, colaborar pode ser regido pelas preposições “para” ou “em”. Veja os seguintes exemplos:

Márcia colaborou para o sucesso de seu filho no time de futebol.

Tudo colaborou para o bom resultado.

Eles colaboraram na campanha eleitoral.

Fernando colaborou em revistas e jornais de todos os tipos.

Colaborar como verbo intransitivo

Por sua vez, quando for empregado como um verbo intransitivo, colaborar terá sentido completo. Nesse caso, ele será traduzido como “trabalhar com uma ou mais pessoas”, cooperar ou participar. Como verbo intransitivo, poderá ter como complemento um adjunto adverbial de companhia, o qual é constituído pela preposição “com”. Observe o exemplo:

João colaborou com a equipe do projeto.

A professora colaborou com os estudantes no projeto.

É preciso colaborarmos com nossos sonhos.

Alguma dúvida? 🙂

Se depois dessa explicação você ainda tiver alguma dúvida, não deixe de nos contar nos comentários! Além disso, caso você queira ver mais conteúdo de português sobre regência verbal, redação (introdução desenvolvimento) ou pontuação, confira nossos outros textos!

Curso de português para concurso: conheça o melhor!

Se você gostou do texto e sente que precisa aprofundar seus estudos na Língua Portuguesa, então não deixe de conferir o curso Português Gold! Ministrado pela professora Flávia Rita, referência na área de concursos públicos e exames vestibulares, o curso irá lhe oferecer uma abordagem completa da disciplina, cobrindo TODAS AS BANCAS ORGANIZADORAS. Trata-se do curso ideal para ajudar você a conseguir a sua classificação. Confira uma aula nossa para conhecer nossa metodologia:

O curso Português Gold é completo e tem TUDO o que você precisa para superar QUALQUER dificuldade no conteúdo. Conta com:

  • Teoria completa: não importa se você está iniciando os estudos, se ficou muito tempo e está retomando, ou se precisa revisar os principais conteúdos, porque a professora Flávia Rita ABORDA toda disciplina de forma direcionada.
  • Resolução exaustiva de exercício. Ou seja, você vai aprender a forma de cobrança das bancas, revisar os principais pontos e aprender a fazer exercício.
  • Livro de interpretação de textos, para você treinar. Ou seja, além da parte de gramática você vai também vai aprender, definitivamente, como interpretar os textos cobrados nos certames e gabaritar.
  • Livro de planejamento de estudo. É fundamental que a sua rotina esteja organizada, para que você possa ter um rendimento melhor nos seus estudos.
  • Simulado para avaliar o seu desempenho
  • Livro Português descomplicado: toda a teoria, além de exercícios comentados.
  • Livro de fichamento: técnica desenvolvida pela Professora Flávia Rita, para você manter todo o conteúdo na memória.

CLIQUE AQUI PARA FAZER A SUA MATRÍCULA E APRENDER DE UMA VEZ O PORTUGUÊS PARA CONCURSO

redação fgv

10 temas de redação FGV!

Nesse post, separamos 10 temas redação FGV para você treinar e incluir no seu planejamento. Ao fazer redação, concentre-se e simule como se fosse a prova: fique de olho no tempo, organize o ambiente e mantenha o foco. Você pode escolher um tema por semana e treinar, por exemplo. Vamos lá?

Read More »
TJSC

TJSC: saiba mais sobre a prova de português

Prova Objetiva terá mais de 20 questões de Língua Portuguesa. Já o salário dos aprovados varia entre R$ 9.493,61 para nível superior e R$ 5.515,07 para nível médio.
Baixe gratuitamente o E-book de questões comentadas da FGV e comece a se preparar para a prova!

Read More »
Interpretação de texto

Interpretação de texto para concurso: técnicas infalíveis

Interpretar textos vai muito além da simples decodificação de palavras, trata-se de compreender e extrair significado, identificar nuances, analisar pontos de vista e discernir entre informações relevantes e irrelevantes. Continue a leitura e conheça algumas técnicas infalíveis para ter uma boa interpretação de texto!

Read More »

CONTINUE LENDO

× Como posso te ajudar?