fbpx

O que é adequação vocabular? Entenda agora!

Equipe Flávia Rita

Adequação vocabular corresponde à adaptação do discurso aos melhores preceitos gramaticais para o contexto. Entenda melhor quais elementos devem ser considerados na seleção das palavras e como ela se manifesta.
O que é adequação vocabular? Entenda agora!

Precisão Vocabular

Precisão Vocabular

Mas há um outro aspecto da adequação vocabular que deve ser examinado, no caso, ele se refere à precisão das palavras empregadas. Você já sabe que o sentido delas se enquadra no campo linguístico da semântica. Nesse, identificam-se os diferentes significados que um mesmo termo pode ter, de acordo com o contexto que se encontra.

Em razão dessa variedade de sentidos, os vocábulos, a fim de evitarem dúvida, deverão ser usados de forma precisa. Ou seja, deverão limitar a margem de significados possíveis pelos receptores da mensagem.

Para entender melhor, imagine o verbo “julgar”. Ele pode se referir ao ato de qualquer indivíduo que avalia uma certa situação ou um dado objeto. Porém, pode indicar também a ação de um magistrado que decide judicialmente sobre determinado assunto. No primeiro caso, o sentido é mais amplo, podendo mesmo a palavra, em certos contexto, ser substituída por outros verbos. Veja os seguintes exemplos:

  • Ele julgou que estava errado.
  • Ele achou que estava errado.
  • Ele entendeu que estava errado.

Entretanto, note que essas substituíções, ainda que preservem a ideia geral, alteram o sentido específico da ação designiada. E é a isso que se deve ter atenção no emprego das palavras, pois ainda que se opte por um sinônimo, o sentido pode sofrer certa modificação.

Adequação e precisão vocabular

Como vimos, a adequação vocabular corresponde ao esforço do emissor na seleção de vocábulos textuais precisos que considerem as particularidades dos demais interlocutores, da situação, do assunto e do ambiente da comunicação. A partir desses elementos, é possível perceber que uma regra para a escolha dos vocábulos é a precisão.

O uso de palavras vagas ou genéricas resulta numa indeterminação do texto, ou seja, uma mensagem que não comunica nada. Para esclarecer essa ideia, imagine a palavra “coisa”, que, embora seja comum no vocabulário falado, não exprime qualquer sentido específico. Veja o seguinte exemplo:

  • O fazendeiro chegou mesmo a falecer, mas a mulher conseguiu manter a coisa toda em pleno funcionamento.

Na frase, não é possível entender o que foi mantido em funcionamento pela esposa do fazendeiro. Isso se dá exatamente pelo emprego de um substantivo genérico cujo campo semântico é tão amplo que não delimita os sentidos do texto.

Coisa”, no caso, pode significar uma infinitude de objetos e ações, de maneira que seu uso mais prejudica do que ajuda na construção de sentido. Era a coisa a fazenda? Eram os negócios da família? Eram os imóveis? Impossível saber pelo contexto apresentado.

Por isso, ao se construir um texto, você deverá dar mais atenção ao sentido específico pretendido. O mais recomendado, portanto, é sempre evitar expressções ou palavras menos precisas, ou seja, com capos semânticos muito amplos.

Como aprender português corporativo?

Agora que você chegou até aqui, viu quão importante é dar atenção devida à seleção das palavras? Percebeu como um bom domínio da Língua Portuguesa é essencial na sua carreira? Então, não perca mais tempo! Confira agora mesmo o curso Português Corporativo com a professora Flávia Rita Coutinho Sarmento, referência na disciplina há vários anos. O curso é ministrado na forma on-line, de maneira que você poderá estudar de acordo com o seu tempo e com a sua disponibilidade. Se quiser conhecer mais, confira nossa aula que separamos para você! Se quiser, você também pode assistir diretamente do nosso canal do YouTube clicando AQUI.

O curso on-line português corporativo/empresarial é direcionado para questões práticas da Língua Portuguesa, conforme as dúvidas que surgem no dia a dia. O objetivo desse curso é que você consiga obter resultados rápidos e perceptíveis em pouco tempo. Portanto, não há dúvida de que um bom domínio do português será um diferencial em sua carreira e em sua melhor colocação no mercado de trabalho. Aproveite a oportunidade para incrementar o seu currículo e aprender português sem dificuldade.

No curso, você terá acesso a um conteúdo teórico e prático, além de ter material de apoio em PDF. O objetivo é que você treine exatamente aquilo que precisará para o seu trabalho.

Clique aqui para conhecer o curso on-line português corporativo/empresarial.

Sobre o assunto português corporativo, não deixe de conferir:

Caso também tenha interesse em outros cursos de Língua Portuguesa, não deixe de entrar em contato conosco pelos telefones

Se você ainda tem algum assunto que gostaria de ler por aqui, deixe sua sugestão na seção de comentários. 🙂

Contents

CONTINUE LENDO